Maple Bear Ribeirão Preto

/

nov 30, 2023

Disciplina Positiva nas Escolas: crianças seguras e empáticas

AUTOR

Maple Bear Ribeirão

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

3 min

COMPARTILHE

Presente na Metodologia Canadense, a Disciplina Positiva é uma abordagem que torna possível educar crianças e jovens com firmeza, porém, com dignidade, sem a aplicação de punições, castigos e nem recompensas. Com isso, ela aprende de forma respeitosa qual conduta é a melhor, independentemente de bônus ou ônus, começando a desenvolver valores desde cedo.

Segundo Marilize Diniz, orientadora educacional da Maple Bear Ribeirão Preto, esse movimento da psicologia equilibra a firmeza com a gentileza, sendo um meio termo entre o autoritarismo e a permissividade, gerando um ambiente mais harmonioso e formando crianças mais felizes, otimistas e autoconfiantes.

“A criança educada com a Disciplina Positiva se torna mais autônoma, se sentindo capaz de aprender com os próprios erros, por exemplo. Com mais independência, ela também consegue identificar as áreas em que se destaca na escola, trilhando um caminho seguro com base em suas próprias decisões”, conta.

Segundo a orientadora, o processo de aprendizagem na escola é muito mais fácil e prazeroso para a criança que tem noção de seus potenciais. Além disso, com a abordagem, ela começa a entender e nomear suas emoções e a desenvolver autoconhecimento, autocontrole e um relacionamento interpessoal mais maduro.

Apesar da imposição de limites claros, com base na ética e no respeito mútuo, na Disciplina Positiva, a criança tem seus sentimentos validados, aprendendo desde cedo que ela importa no ambiente em que está inserida.

Uma criança tratada com respeito, tendo suas emoções validadas, será também respeitosa e empática com o próximo, adquirindo fortes habilidades para aceitar os limites e as consequências da vida, se tornando mais responsável, resiliente, íntegra e ciente de seu papel importante na sociedade.